Viagem de avião. Onde sentar?

04/01/2018

Muita gente que viaja de avião costuma me perguntar qual o melhor lugar para sentar? Na maldade, sempre respondo "na Primeira Classe, uai"...rssss. Mas saiba que mesmo na Primeira Classe existem lugares melhores que outros e, portanto, é sempre válido sim você estudar e pesquisar para ter uma viagem mais adequada à sua preferência.

Claro que esse estudo não é uma ciência exata e está sempre sujeito a diversas variáveis, mas de uma forma geral, dá para ter bons resultados.

Você pode, por exemplo, utilizar a "assessoria" de um site especializado, como o SeatGuru ( https://www.seatguru.com ). 

Este site mostra o mapa de assentos das aeronaves da grande maioria das cias. aéreas do mundo, indicando os melhores, piores e aqueles assentos que merecem algum comentário. Os assentos "melhores" estão indicados na cor verde, os "piores" na cor vermelha e os assentos "padrão", sem preenchimento. Existem também os assentos marcados em amarelo, ou meio verde/meio amarelo, que indicam "atenção" (podem por exemplo ser assentos "bons", com mais espaço para as pernas, mas que fica muito próximo ao banheiro). 

O site traz ainda informações como largura dos assentos, distância entre as fileiras, comentários de usuários, entre outros. É uma ferramenta muito útil, sem dúvida alguma. 

Veja exemplo de uma página do site na imagem abaixo. 

Envio abaixo algumas recomendações básicas para facilitar uma melhor escolha (e acredite, o "trabalho" pela busca do lugar pode sim valer a pena).

1. para quem enjoa fácil ou que se assusta facilmente com qualquer turbulência, é recomendado escolher um lugar mais próximo à asa (centro do avião). As extremidades (frente e trás) costumam ser mais suscetíveis a pequenos balanços.

Enjoa fácil? Procure um lugar mais próximo ao centro do avião (na região onde ficam as asas)
Enjoa fácil? Procure um lugar mais próximo ao centro do avião (na região onde ficam as asas)

2. para quem vai fazer viagem longa e costuma ir muito ao banheiro, ou gosta de esticar as pernas frequentemente dando pequenas caminhadas pela cabine, é recomendável que escolha um assento no corredor. Assim terá livre acesso o tempo todo, sem ter de incomodar o colega do lado para sair. Mas lembre-se, você não vai incomodar os outros, mas em compensação os outros vão lhe incomodar sempre que quiserem sair.

Não gosta de pular outros passageiros para ir ao banheiro? Peça assento no corredor.
Não gosta de pular outros passageiros para ir ao banheiro? Peça assento no corredor.

3. já para quem curte olhar a paisagem, como eu (veja meu post anterior), fica obvio sugerir o assento, não é? Mas prepare-se, ao sentar junto à janela você estará "preso" e terá de incomodar outros passageiros para poder sair para ir, por exemplo, ao banheiro. Para estes passageiros fica também a dica, igualmente óbvia: evite lugares junto à asa, que bloqueia parte da vista.

O assento junto à janela é a preferência de muitos, como eu.
O assento junto à janela é a preferência de muitos, como eu.

4. para quem gosta de ter opções de refeição durante o serviço de bordo, recomendo que procure sentar nas primeiras fileiras, pois normalmente o serviço começa por lá (há porém empresas que começam o serviço de trás para frente ou do meio para as pontas). Sendo um dos primeiros a ser servido, você dificilmente ficará sem a opção de prato desejada (principalmente na Classe Econômica). Esta dica, porém, só é válida aos voos longos internacionais, pois na maioria dos voos curtos e médios o serviço restringe-se a um pequeno lanche, sem opção de pratos.

Quer ter opções para comer? Sente na parte da frente.
Quer ter opções para comer? Sente na parte da frente.

5. para quem é apressadinho e quer sair correndo logo que o avião pousar e abrir a porta, as primeiras filas são, claro, a melhor opção. 

O desembarque é sempre um caos. Sentar mais a frente pode ser uma boa ideia.
O desembarque é sempre um caos. Sentar mais a frente pode ser uma boa ideia.

6. se você se incomoda com o barulho das turbinas, procure saber onde elas se localizam no modelo de avião que vai voar. Na maioria das vezes elas ficam nas asas, na região central do avião. Neste caso, o melhor é procurar se sentar na parte dianteira ou traseira. Se por outro lado o avião tem as turbinas na parte de trás, procure se sentar bem na frente e terá uma viagem ultra-silenciosa.

sentar em uma zona longe dos motores pode ser uma boa para quem se incomoda com barulho.
sentar em uma zona longe dos motores pode ser uma boa para quem se incomoda com barulho.

7. para quem é tamanho GG e tem pernas longas, não há muito como evitar o sofrimento nas viagens em Classe Econômica. Mas há sempre a opção e, neste caso, procure solicitá-la, de reservar um assento especial com maior distância entre as fileiras. Estes assentos estão normalmente localizados na primeira fila e junto às saídas de emergência, e são na maioria dos casos comercializados a um custo maior (mas para quem é grande, vale o investimento).

Exemplo de assento junto à saída de emergência
Exemplo de assento junto à saída de emergência
Exemplo de assento na primeira fila.
Exemplo de assento na primeira fila.

Se você deseja ter mais sossego, evite lugares próximos aos banheiros e às aéreas de serviço dos tripulantes, sempre muito congestionadas ... 

se não quer ser incomodado por bebês chorões, evite as primeiras filas (normalmente reservadas a estes passageiros especiais) ... 

se quer mais espaço na Classe Econômica, e tiver condições, compre dois lugares (sim, há empresas que aceitam isso) ... 

se está viajando em casal e a configuração é, por exemplo, de 3 assentos, escolha um em cada ponta, deixando o assento do meio livre (se o voo não estiver cheio, dificilmente alguém vai querer reservar este assento entre vocês dois) ... 

enfim, são inúmeras as dicas, e cada qual tem suas vantagens e desvantagens, cabe a você escolher aquela que se encaixa melhor nas suas necessidades (e até fobias...rsss)

Quer mais?

Para quem é ainda mais detalhista, há ainda outros fatores que podem ser levados em conta na hora de escolher o assento de seu próximo voo. 

Por exemplo a escolha do lado certo do avião para ter uma vista mais bonita (na decolagem do Santos Dumont, no Rio de Janeiro, por exemplo, sente-se do lado direito, você terá uma vista inesquecível da Baía da Guanabara, Pão de Açúcar, Corcovado e praias), ou para ver (ou evitar) o nascer e por-do-sol. Estude o mapa, veja a rota que seu avião deve fazer e "calcule" o melhor lado.


O lado que você senta pode também ser importante para que tenha uma vista espetacular como esta.
O lado que você senta pode também ser importante para que tenha uma vista espetacular como esta.

É importante destacar ainda que atualmente a maioria das empresas cobra pela reserva antecipada de assentos e que o valor varia de acordo com a "qualidade" da localização e do tipo de assento. 

Algumas cobram mais por assentos na parte da frente da cabine, mesmo que eles sejam exatamente iguais aos demais assentos (apenas pelo fato de estarem localizados mais próximos à saída, fazendo com que o passageiro desembarque mais rápido).  

Outras cobram mais para assentos duplos (para quem viaja em casal, por exemplo), em aeronaves que têm a maioria de seus assentos em configuração tripla ou quádrupla.

E a maioria das empresas, como já dito antes, cobram mais pelos assentos com espaço maior (primeira fila e junto à saída de emergência).

Fique atento a esses diferentes valores, pois podem também lhe ajudar a fazer uma escolha mais adequada.

Ah, já ia me esquecendo. Tem gente que prefere não fazer a reserva antecipada do assento com antecedência, e por dois motivos básicos: o primeiro, econômico, pois assim não terá de pagar pela reserva antecipada. O segundo motivo é que ao fazer a reserva do assento apenas no check-in, tendo o atendente já a informação daqueles assentos ainda disponíveis, pode-se escolher dentre eles eventuais assentos que estejam por exemplo sem ninguém sentado ao lado.  Mas esta opção é, em minha opinião, muito arriscada. Vai que o voo está cheio e sobram apenas aqueles assentos terríveis, bem no meio de uma fileira de 3 ou 4 assentos...cruz credo!

Bom, vamos agora falar mais especificamente das classes superiores (sim, nelas também há assentos "melhores" e "piores").

Estude bem a configuração da Classe Executiva das empresas aéreas que voam para seu destino. 

Se você estiver viajando com criança pequena, por exemplo, tente evitar as empresas que adotam a configuração em forma de "espinha de peixe" (veja imagem abaixo), pois ao garantir ótima privacidade aos seus passageiros, esta configuração deixa os passageiros muito afastados um dos outros...e isso é péssimo quando você tem de ficar de olho e dar atenção aos pequenos. Esta configuração igualmente não é ideal para quem viaja em casal ou em família, pois deixa os acompanhantes distantes uns dos outros (se for viajar com  sogra, esta configuração é a ideal...kkkk....desculpa aí sogrinha, foi mal...rss). Não preciso nem dizer que este tipo de distribuição dos assentos é perfeito para quem viaja sozinho, né?

Algumas empresas que adotam este tipo de configuração nas rotas do Brasil: American Airlines (no Boeing 777 e 787), Air France (no Boeing 777 e 787), Avianca (no Boeing 787 e Airbus A330), KLM (no Boeing 787), Air Canada (no Boeing 787), Delta (no Airbus A330) e Aeromexico (no Boeing 787-9)

Como fazer para cuidar do seu pequeno em uma configuração como esta?
Como fazer para cuidar do seu pequeno em uma configuração como esta?

Um outro tipo de configuração bem comum hoje em dia na Executiva é este, reproduzido na imagem abaixo, que garante tanto a privacidade para quem viaja sozinho, como possibilita que se sente próximo a eventuais acompanhantes. Note que os assentos nas laterais são ideais para passageiros solo....já os centrais, para quem viaja acompanhado. 

Fique atento, porém. Se vai viajar sozinho, escolha preferencialmente um assento na lateral (janela). Note entretanto que em uma fila esse tipo de assento fica mais próximo ao corredor e na fila seguinte, mais próximo à janela. Escolha a segunda opção, você vai ficar mais isolado (na primeira opção você acaba ficando muito "exposto" ao movimento do corredor).

Algumas empresas aéreas que adotam este tipo de configuração nas rotas do Brasil: Azul (nos aviões Airbus A330), Iberia (aviões A330 e A340-600), Tap (aviões A330-200), Alitalia (aviões Boeing 777 e Airbus A330), Emirates (no A380), Swiss (no Airbus A340 e no Boeing 777), South African Airways (no A330-300), American Airlines (no Boeing 767) e Delta (no Boeing 767)

Este tipo de configuração é mais flexível, com bons lugares para quem viaja sozinho e também para quem viaja acompanhado.
Este tipo de configuração é mais flexível, com bons lugares para quem viaja sozinho e também para quem viaja acompanhado.

Um outro tipo de configuração mais "flexível" para a Classe Executiva, permitindo privacidade para quem viaja sozinho e assentos próximos para quem viaja acompanhado é este abaixo, adotado pela British Airways. Dicas? se acha estranho "voar de costas", estude bem o mapa de assentos pois metade deles é virado para trás. Se viaja acompanhado, prefira os assentos do meio, que são mais próximos.

Viajar de costas te incomoda? Então atenção ao reservar seu assento de Executiva na British Airways.
Viajar de costas te incomoda? Então atenção ao reservar seu assento de Executiva na British Airways.

Falamos agora de outra forma de configuração adotada por algumas empresas que voam no Brasil, como a United (no Boeing 777 e 787), KLM (no Boeing 777) e Ethiopian Airlines (no Boeing 787). Os assentos são mais próximos - dispostos de forma mais enviezada - o que é bom para quem viaja acompanhado mas não tão bom para quem viaja sozinho e quer mais privacidade.  E fique atento: este tipo de assento, quando na posição de cama (na horizontal), afunila bastante, deixando os pés com muito pouco espaço para movimentação.

Não quer os pés espremidos na hora de dormir? Evite este tipo de assento.
Não quer os pés espremidos na hora de dormir? Evite este tipo de assento.

Há outras empresas, como a LATAM e a Turkish Airlines, que adotam uma configuração digamos mais tradicional na Classe Executiva, conforme pode ser visto na imagem abaixo. Este tipo de distribuição dos assentos é melhor para quem viaja acompanhado e não tão boa para quem quer privacidade ao viajar sozinho. É também melhor para quem gosta de se sentir com mais espaço à sua frente (alô aos claustrofóbicos, esse é o assento ideal para vocês).

Mais espaço à sua frente, menos privacidade à sua volta.
Mais espaço à sua frente, menos privacidade à sua volta.

Enfim, como pudemos ver há muitas variáveis e muitas opções diferentes no mercado, independente da classe de serviço em que se viaja. Leve em conta alguns destes aspectos e certamente, se tiver sucesso em conseguir o assento desejado, valerá a pena! Bons voos a todos!