Um Zoo legal...também para os animais!

01/03/2018

Quando era criança adorava passear com minha família no Zoológico de São Paulo. As lembranças que tenho daquela época são as melhores possíveis! Os animais ativos, as instalações bonitas e bem preservadas...enfim, um passeio e tanto!

Recentemente voltei ao local com meu filho pequeno. Que decepção!!!! Enoooorme decepção! Instalações caindo aos pedaços, muros descascando, mato, ruas esburacadas e os bichos....tristes...quietos...escondidos....deitados lá no fundo, onde ninguém consegue enxergar! 

Prometi a mim mesmo que nunca mais voltaria, tamanha desilusão com o descaso desta que devia ser uma das grandes atrações da cidade.

Mas felizmente quem mora em São Paulo e gosta de bichos não está órfão de zoológico (inclusive, parece que o da Capital está fechado devido à febre amarela)...quer visitar um Zoo legal? pegue o carro em um final de semana, saia cedo...estrada...até Itatiba...são cerca de 90km, uma hora e pouco de São Paulo.

Chama-se Zooparque Itatiba! Clique aqui e acesse o site 

 

O Zooparque Itatiba surgiu do sonho de dois empresários europeus criadores de aves e amantes da natureza. No final da década de 80, foi inaugurado como um criadouro conservacionista, chamado de Paraíso das Aves. Com o passar dos anos ocorreu um aumento no interesse dos proprietários em fundar um zoológico diferente, visando realizar esse sonho, foi adaptada a infraestrutura para receber novas espécies de diferentes classes e regiões do mundo. Assim em 1994, surge o Zooparque Itatiba.

Com 500 mil m² de área verde e grande parte inserida em um fragmento de Mata Atlântica, possuindo muitos recursos naturais, belas paisagens e trilhas, usados para replicar os recintos e os ambientes em que os animais vivem, propiciando assim, qualidade de vida e bem-estar. É considerado um dos maiores e mais conceituados zoológico particular do país.

Conta com animais de diversos ecossistemas. São mais de 1.200 indivíduos de 180 espécies, tanto nativos como exóticos, dispostos ao longo de uma trilha de 3 km em meio à natureza, com destaque para os rinocerontes (a maior família de rinocerontes brancos do Brasil, sendo 3 fêmeas e 2 machos), animal símbolo do Zooparque. 

 

As trilhas por si só já fazem o passeio ser muito agradável!

Eu e o Henry, ainda pequenininho, fazendo uma pausa
para descansar no meio da trilha.

Esta área do parque (abaixo) reproduz o ecossistema do Pantanal

Repare o grande espaço destinado aos elefantes...
respeito aos animais, isso é ótimo!

O passeio é uma delícia! 

A trilha é bem sinalizada, arborizada e em terra batida, na parte do percurso. Mais que um Zoo, é um verdadeiro passeio em meio à mata. 

Tudo bem conservado, bem apresentado...bonito mesmo! Os animais ficam próximos, o que torna a visita ainda mais especial. Nunca pensei que veria rinocerontes correndo a poucos metros de mim, mas aconteceu....e depois ainda deram um mergulho na água...ali, na minha frente. Sensacional!

Por falar nos animais, aqui vale um capítulo a parte: eles são super bem tratados e a quase maioria deles dispõem de uma boa área para viver. Nada de bicho espremido em uma mini-jaula. Lá não, lá eles têm espaço! E isso se reflete no comportamento dos mesmos, muito mais ativos!

Alguns animais tradicionais em jardins zoológicos, como o leão por exemplo, não fazem parte das espécies presentes no Zooparque Itatiba. Mas quem se importa? É tudo tão bom que você nem sente falta, juro!

Ao final da trilha (que é também o local do seu começo) há uma estrutura para atender os turistas, com banheiros (limpíssimos), lanchonetes, restaurante, lojinha, entre outros. Tem ainda playground, tirolesa, passeio a cavalo e fazendinha onde as crianças podem interagir com animais de pequeno porte (coelhos, cabritos, entre outros).

 

A criançada faz a festa ao poder interagir com os bichinhos

Henry, já maiorzinho em sua segunda visita ao parque, fazendo carinho no coelho

Vista da lanchonete que fica no meio da trilha

A simpática girafa que chega pertinho dos visitantes é uma das atrações do local.

Vale ressaltar ainda que há também um núcleo de educação que desenvolve a conscientização com os visitantes, escolas e grupos. Esse núcleo educativo trabalha ensinando e educando através de apresentações didáticas, trilhas temáticas, palestras, gincanas ecológicas e monitorias, a milhares de crianças anualmente.

Atualmente, o zoo participa de inúmeros projetos de conservação em parcerias com universidades e institutos. A reprodução e a conservação de espécies ameaçadas são um marco e um símbolo no Zoológico, inúmeras são as reproduzidas, através desse constante trabalho e das informações coletadas, foi possível desenvolver diversos protocolos de manejo e manutenção para a criação de determinados animais. 

 

A Adriana bem que tentou fingir medo, mas o recipiente do lixo em formato de tigre parece não ter assustado muito o Henry...rsss

No Zooparque Itatiba é assim, o contato com os animais é bem próximo!

Em algumas partes do passeio você entra no viveiro das aves e interage diretamente com elas. A criançada adora...

...e os adultos também, não é mesmo mãe?