Um Castelo de conto de fadas na Holanda

01/06/2018

Como sabem, estive recentemente visitando a Holanda e tenho usado este espaço, no blog, para falar sobre lugares interessantes que passei. 

Já falei aqui sobre o Parque Keukenhof, o vilarejo de Giethoorn e o Parque Infantil Efteling. Se ainda não leu as postagens anteriores, não deixe de conferir aqui no blog.

Hoje vou falar de castelo. Gosta? Eu adoro!!!

Mas não é um castelo qualquer, é um castelo maravilhoso, o maior da Holanda e um dos mais impressionantes que já visitei. O castelo de Haar (ou Kasteel de Haar, denominação local)!

Algumas fotos do autor

Como quase todas as atrações na Holanda, esta fica também próxima de Amsterdam, sendo super acessível. São apenas 30 e poucos km que separam este castelo de conto de fadas da principal cidade holandesa, percurso feito de carro em cerca de meia-hora, em estradas e auto-estradas de excelente qualidade.

Como já mencionei antes, trata-se do maior castelo dos Países Baixos, localizado perto de Haarzuilens,  na província de Utrecht. 

De acordo com o wikipedia, "os primeiros indícios da existência do castelo remontam a 1391. Ao longo dos anos, o castelo foi cada vez mais expandido. Alvo de repetidos ataques (1482) e desastres (1672), o castelo foi restaurado e ampliado cada vez, até o último ocupante morrer. A partir de então, o castelo entrou em declínio, restando nada mais que uma ruína. Em 1890, o castelo passou para as mãos do Barão Etienne van Zuylen Nijevelt van de Haar. Ele casou-se com a Baronesa francesa Hélène de Rothschild, uma herdeira da família Rothschild. Com o seu auxílio, ele pôde reconstruir o castelo novamente.A restauração do castelo que foi realizada de 1892 até 1912, ficou a cargo do renomado arquite(c)to neerlandês Pierre Cuypers."

Para os amantes de castelos, como eu, de Haar tem tudo que se espera: torres, fossos, portões e pontes levadiças. Também tem muitos objetos de arte. Próximo ao castelo há uma capela romântica e lindos parques e jardins, o que fazem dele, sem dúvida, um dos mais luxuosos castelos da Europa. 

Só é possível visitar o interior de Kasteel de Haar na companhia de um guia. Durante essa visita guiada, você vai saber mais sobre a construção, arquitetura e o interior desse castelo. O guia também vai explicar um pouco da história do castelo e a sua ligação com a família Van Zuylen. Há também um tour para as crianças, que transforma cada um em cavaleiro ou princesa. Faça uma reserva para a visita guiada antes de ir ao Kasteel de Haar.  

Não tive a oportunidade de visitar seu interior, mas basta dar uma passada de olhos no TripAdvisor para ver que deve ser sensacional (não fomos em virtude de estarmos acompanhados do Henry, que com seus 2 anos e pouco de idade não teria paciência para esse tour interno, além do que ficamos com receio dele, com toda sua delicadeza, danificar algo...sei lá, melhor prevenir, né? rsss).

Mas nem por isso o passeio foi menos especial. 

Aliás, confesso, o que mais me chamava atenção nele, desde quando comecei a pesquisá-lo para uma eventual visita, era seu aspecto exterior e seu parque e jardins. Amante da natureza que sou, era o que mais me chamava atenção e, claro, acabou sendo muito do meu agrado quando lá estive. Na mesma busca do TripAdvisor sugerida mais acima, poderá ver também a enxurrada de elogios à esta enorme área verde do entorno do castelo.

Henry adorou andar com sua bicicletinha pelos inúmeros caminhos do parque, principalmente quando chegamos à área onde ficam os bambis. Já a Adriana aproveitou um pouco menos, tanto que teve de correr atrás do nosso pequeno, desembestado parque a dentro...rsss...e a mim, coube a difícil tarefa de registrar o passeio em vídeo e fotos...kkkk

O acesso ao interior do castelo custa 16 Euros para adultos, e 10 para crianças de 4 a 12 anos de idade. Abaixo dessa idade, é free. Já quem quer apenas passear pelo parque e jardins, o acesso custa 5 Euros por adulto, 3,50 Euros por criança de 4 a 12 anos e free para menores que isso. Abre diariamente, quase que o ano todo, das 09h00 às 17h00.

Clique aqui e acesse o site oficial do castelo, para mais informações e detalhes.

Ah, antes que me esqueça. Além da visita ao interior e de passear pelos seus jardins e parques, o Castelo de Haar tem também uma área para alimentação, banheiros, estacionamento e uma simpática lojinha. Mas quer saber? se fosse você, levava um belo de um pic-nic para comer à sombra de uma frondosa árvore, com o canto dos pássaros e um visual incrível à sua volta. Tá tá tá, deixe a sobremesa para o restaurante local, onde sugiro pedir a deliciosa panqueca com açúcar (de acordo com o menu, é um prato infantil, mas perca a vergonha e peça assim mesmo...e se tiver menos vergonha ainda, faça como nós, peça repeteco...hehehe).