Redefinindo o conceito de Primeira Classe

03/07/2018

Já há algum tempo tem-se notado uma tendência de eliminação da cabine e dos serviços de Primeira Classe em diversas companhias aéreas do mundo todo, as quais têm preferido cada vez mais disponibilizar somente Classe Executiva e Classe Econômica (e eventualmente Classe Econômica Premium).

Empresas conhecidas como a Delta, Air Canada, Alitalia, KLM, Iberia, SAS, South African Airways, LATAM, Avianca, Aeromexico, Aeroflot, entre tantas outras, aboliram de vez a outrora gloriosa First Class.

Estaria então a Primeira Classe com seus dias contados?

Ao que parece, para sorte dos endinheirados, parece que não.

Há ainda uma série de empresas tradicionais oferecendo esta cabine mais luxuosa em seus voos de longa duração, como por exemplo British Airways, Lufthansa, Swiss, Air France, United, American Airlines, Japan Airlines, Cathay Pacific, Korean Air, Qantas, Thai, entre outras. Vale destacar, sobretudo, a Emirates, Etihad e Singapore Airlines, que mais recentemente investiram alto não apenas na manutenção, como também no aperfeiçoamento de sua classe mais premium.

Nas imagens abaixo, na sequência,
cabine de Primeira Classe da Air France, British Airways e Qatar Airways
(esta última optou por manter o serviço apenas em seus aviões A380. N
o restante da frota, oferece apenas Classe Executiva e Econômica)

A Emirates saiu na frente, já anos atrás, ao inovar o conceito de First Class, criando as famosas cabines privativas e, mais tarde, com a chegada do Airbus A380, também o Lounge e Spa a bordo, incluindo chuveiro.

Banheiro amplo e com opção de chuveiro a bordo...mais abaixo,
Lounge a bordo (este, disponível também aos passageiros da Classe Executiva)...
mimos a bordo do A380 da Emirates.

Mas recentemente coube à outra empresa do Oriente Médio, a Etihad, elevar ainda mais o conceito, criando uma categoria especial de Primeira Classe em seus aviões A380, chamada "First Apartment"

O serviço oferece também cabines privativas, mas ainda mais amplas - com cama de 2,08 metros e sofá, em couro (o layout lembra a cabine-leito de um trem). Seis dessas cabines são interligadas, perfeitas para quem viaja acompanhado. As camas das duas cabines viram praticamente uma cama de casal, e o casal pode inclusive jantar no mesmo ambiente, com toda a privacidade. Assim como na Emirates, a Etihad também dotou a cabine com lounge e espaçosos banheiros com opção de ducha a bordo.

Nas imagens abaixo pode-se ver a cabine privativa da revolucionária Primeira Classe "First Apartment" da Ethida (além do Lounge, na imagem final)

A Singapore Airlines, outra empresa aérea top quando se fala de qualidade, lançou também recentemente uma nova Primeira Classe nos seus super-jumbos A380. Antes com 12 assentos, as novas Suítes da empresa ganharam muito mais espaço e privacidade, agora com apenas 6 assentos.

Cada suíte tem uma poltrona giratória (com couro Poltrona Frau), além de sua própria cama, podendo ainda ser conectada com a cabine do passageiro ao lado, o que transforma o ambiente em um enorme quarto com cama de casal. A suíte possui também um monitor Full HD de 32 polegadas que pode girar para diferentes ângulos, sendo possível assistir a TV sentado da cadeira ou deitado na cama. Guarda-roupa pessoal, compartimento personalizado para guardar os pertences, caixa de amenidade revestida com couro, tapete especialmente desenvolvido para o espaço e iluminação "mood lighting" na parede, projetada para dar um toque de luxo e intimidade fazem parte dos mimos.

Confira, abaixo, sequência de imagens da nova suíte de Primeira Classe que a Singapore Airlines instalou em sua frota de aeronaves Airbus A380.

A Emirates não demorou a responder e está colocando a bordo da sua imensa frota de aeronaves Boeing 777-300ER a sua nova cabine de Primeira Classe. Com objetivo de, segunda a empresa, "mudar o jogo", o novo conceito de suítes chega mesmo com diversos aspectos inéditos e revolucionários.

O esmero está por toda parte, já desde o exterior das suítes decoradas com um lindo esquema de iluminação reproduzindo a árvore nacional dos Emirados Árabes Unidos. É como se fosse um convite iluminado para o passageiro chegar ao seu ambiente privativo (são apenas 6 suítes a bordo).

Decoração externa com iluminação especial das novas suítes que a Emirates
está instalando em sua frota de aviões Boeing 777-300ER.

No espaço interior da suíte o passageiro redescobre a privacidade total. Veja como a Emirates o define:

"Feche as portas que vão do chão ao teto em sua suíte privada, defina o ambiente com o controle de luz e temperatura personalizáveis e aproveite a liberdade para fazer refeições, dormir e aproveitar o entretenimento do jeito que você mais gosta."

Confira, abaixo, sequência de imagens da nova Suíte
de First Class da Emirates em seus aviões 777-300ER.

O espaçoso interior, com quase 4 metros quadrados para cada passageiro, é inspirado no design das Mercedes-Benz S-Class. Com controles altamente tecnológicos, assentos de couro ultra-macio, luz ambiente ajustável e decoração com tons que trazem paz e tranqüilidade ao espaço, a nova Firts da empresa mostra que a Emirates segue sabendo muito bem como paparicar seus passageiros mais especiais.

Mas as novidades não param aí! Os passageiros também poderão experimentar os assentos "gravidade zero", com janelas virtuais e headphones com cancelamento de ruído da Bowers & Wilkins. Quer mais? Binóculos para apreciar a vista mais de perto, sistema de entretenimento com 2,5 mil canais e controle remoto, além de uma TV sensível ao toque Full HD de 32".

Mas espere, você falou "janelas virtuais"? Como assim?

Pois é, as inovações da Emirates não esqueceram de privilegiar os passageiros que se "hospedam" nas suítes localizadas no centro da cabine, onde não há acesso direto às janelas. A empresa instalou janelas "falsas" na parede, com telas que reproduzem, em tempo real e alta resolução a vista do exterior (graças à câmeras estrategicamente instaladas que filmam as vistas do exterior e as reproduzem nas janelas virtuais...demais não?)

Janelas "falsas" (janelas virtuais) reproduzem a vista exterior nas suítes onde não há acesso direto às janelas "verdadeiras" da cabine da Emirates.

E tem até binóculo para quem quiser olhar alguma vista mais de perto.

Ficou com vontade de experimentar esses serviços? Eu também....rssss....mas tem certos sonhos que às vezes são tão distantes pelo seu alto custo, que é melhor não sonhar muito alto....rssss. 

Enfim, para quem pode!