Por que a Classe Econômica Premium não é tão boa como poderia ser?

10/07/2018

Já escrevi aqui no blog se vale a pena ou não pagar mais para viajar na Classe Econômica Premium (clique aqui e confira). Mas o assunto ainda não se esgotou.

Hoje gostaria de falar um pouco mais sobre ele, explorando um fato interessante que talvez muita gente ainda não tenha se dado conta.

A Classe Econômica Premium, presente hoje em muitas Cias. Aéreas que voam no Brasil é, como se sabe, uma classe intermediária entre a Econômica "normal" e a Executiva. Em minha opinião, vale a pena para viagens longas por oferecer, entre outros, mais espaço para as pernas, assentos mais largos e muitas vezes um serviço de bordo melhorzinho em relação à cabine de Classe Econômica.

Mas não espere muito mais além disso. Se, como eu disse antes, ela é uma classe intermediária, está mais próxima da Econômica do que da Executiva em termos de conforto, serviços e outros diferenciais.

Ok, certo, mas por que então as empresas aéreas não investem um pouco mais para tornar esta classe ainda melhor e, com isso, atrair mais e mais clientes?

A Turkish Airlines chegou a fazer isso anos atrás, e serve de exemplo para a resposta que virá em seguida.

Na ocasião, a empresa turca criou o que chamou de Comfort Class. Ao contrário das cabines de Econômica Premium de hoje, com 8 assentos por fileira em aeronaves modelo Boeing 777 (na configuração 2-4-2), a Comfort Class trazia apenas 7 (na configuração 2-3-2). A configuração e os assentos eram praticamente os mesmos utilizados na Classe Executiva de alguns anos antes (no caso da Turkish Airlines, a Executiva da época era inclusive também nesta mesma configuração 2-3-2) e o serviço de bordo, bastante esmerado, também chegava perto daquele oferecido na Executiva.

Na primeira foto imagem da cabine da Comfort Class, com configuração 2-3-2
no Boeing 777-300. Na foto mais abaixo, imagem da cabine de Classe Executiva na mesma aeronave, também 2-3-2. Ou seja, a Comfort Class
da Turkish Airlines era realmente muito boa, quase que uma Executiva.

Não por acaso, então, a Comfort Class logo se tornou um enorme sucesso entre os passageiros, voando com altos índices de ocupação. A satisfação dos passageiros da Turkish Airlines era muito grande de acordo com pesquisas feitas e a empresa tinha, realmente, um produto de altíssima qualidade nesta categoria, superior ao das suas concorrentes.

Mas mesmo com este sucesso todo a empresa turca, em movimento para muitos surpreendente, resolveu acabar com a Comfort Class e reconfigurar seus aviões novamente apenas com as classes Executiva e Econômica.

Muitos, claro, se perguntaram: por que????

Na sequência de imagens abaixo nota-se bem porque a Comfort Class
foi um enorme sucesso entre os passageiros que voavam na empresa turca.
Mas por que então a Turkish Airlines acabou com ela?

A resposta, embora poucos tenham pensado nela, é bastante simples.

A Turkish Airlines acabou com sua Econômica Premium porque ela era tão boa que começava a roubar passageiros de sua Classe Executiva, a mais rentável de todas. Muitos passageiros freqüentes de Executiva perceberam que teriam níveis de conforto e serviço similares pagando bem menos, na Comfort Class. E passaram a migrar para ela, reduzindo sensivelmente a ocupação e a receita da cabine mais Premium.

E é justamente por não querer que esta classe "intermediária" roube passageiros da Executiva que as companhias aéreas que oferecem este produto a mantém propositalmente bastante inferior. Bem longe dos padrões de Executiva e muito mais próxima dos padrões de uma Econômica (até por isso, e para ser justo com as empresas, o produto é chamado de Econômica Premium e não, por exemplo, Executiva Light ou algo parecido). 

Se ainda não experimentou este serviço e tem curiosidade, segue a relação das empresas que oferecem a opção de Econômica Premium em voos saindo do Brasil: American Airlines, Air Canada, Iberia, British Airways, Air France e Alitalia. Outras, como KLM, Delta, GOL e LATAM oferecem algumas fileiras da Classe Econômica (ou seja, com os mesmos assentos da Econômica), com espaço um pouco maior para as pernas. Não podemos, porém, equipará-las à Econômica Premium.

Cabine da Econômica Premium da Air France, no Boeing 777.
Note configuração 2-4-2, com 8 assentos por fileira.

Econômica Premium da Alitalia...

...e da Lufthansa

A IBERIA introduziu sua nova Econômica Premium recentemente
na rota São Paulo-Madri.