Os incríveis campos de tulipas da Holanda

11/06/2018

Sabe aquele tipo de foto que você vê em revista ou na Internet e que captura sua atenção mais que outras a ponto de virar uma obsessão de viagem? Tem aquela da praia paradisíaca, com coqueiros, mar azul turquesa e areia branquinha, ou aquela do monumento famoso, esplendoroso ao por do sol...

Para mim, foi uma imagem dos campos de tulipas da Holanda. Sempre me cativaram! Sempre quis conhecer!

E depois de muito planejamento, finalmente consegui realizar este sonho. Estivemos na Holanda em abril, pico da primavera e período ideal para vislumbrar esse verdadeiro show de cores. 

Claro que há muito o que ver neste incrível país, e algumas dessas atrações já foram inclusive assunto aqui neste meu blog (confere lá)...mas o objetivo maior de nossa viagem sempre foi...ver as flores!

Tanto que logo no primeiro dia já corremos ao parque de Keukenhof, aberto apenas alguns meses do ano e todo dedicado à elas, as tulipas (clique aqui e confira o post). 

Mas antes mesmo de chegar lá já demos de cara com o primeiro campo de tulipas, e vou lhes dizer, o impacto inicial foi inesquecível...os olhos custam a acreditar, juro! As cores incrivelmente fortes das flores, o bailar delas ao vento, os contrastes, um espetáculo! Estávamos em uma rua estreita e assim que vi, dei um jeito de encostar o carro em qualquer lugar e descer para contemplar...se deixei espaço para os outros carros passarem, nem lembro...rsss...acho que nem pensei nisso, extasiado que estava com aquela maravilha!

Este foi o primeiro campo de tulipas que encontramos, perto do parque Keukenhof

Já realizado com aquela primeira vista, seguimos e conhecemos o parque. Uau, uau e uau....lindo demais!!! 

Passamos quase o dia todo lá e na hora de ir embora, nada de voltar ao hotel!!!!

Na-na-ni-na-não....apesar de ter passado o dia vendo flor, flor e mais flor, agente queria mais! Saímos do Keukenhof e, de carro mesmo (o mais indicado é fazer de bicicleta, mas como estávamos com nosso pequeno Henry junto, não deu para fazer), saímos meio sem rumo pela região à caça de mais campos de tulipas.

Não por menos a região é conhecida como "Bollenstreek - A Rota das Flores". Há uma enorme quantidade de campos próximos ao Keukenhof, entre as cidades de Haarlem e Leiden (a distância entre as duas cidades é de cerca de 40 km). Passamos por muitos deles, já final de tarde, e paramos em quase todos - impossível ficar indiferente a eles. Em cada parada, momentos de contemplação, fotos e vídeo, claro! Um show!!!

Para quem quer fazer o típico passeio de bike pelos campos, a melhor opção é alugar a magrela na entrada principal do Keukenhof. Há roteiros pré-estabelecidos de diversos níveis de intensidade e dificuldade, mas o ideal talvez seja fazer como nós (embora tenhamos feito de carro), ou seja, sair sem rumo determinado, simplesmente aproveitando o lugar e descobrindo por conta própria não apenas os campos de tulipas, como também os diversos pequenos vilarejos da região, um mais charmoso que outro.

Nos dias seguintes partimos para conhecer outras atrações do país, mas sempre que dava, passávamos (e parávamos) em novos campos de tulipas. E não pense que eles se resumem à região da Rota das Flores descrita mais acima. Não, você topará com eles em diversas outras localidades do país. 

Um deles, que posso indicar, fica coladinho à pista mais nova do aeroporto Shiphol, de Amsterdam (pista "Polderban"). Veja no mapa abaixo. 

Como descobrimos? Sorte! Ou melhor, graças à moça do GPS...rsss

Estávamos voltando do passeio que fizemos ao vilarejo pesqueiro de Volendam e, seguindo as orientações do GPS, de repente "caímos" nesse lugar! Quando olhamos nem acreditamos...

É um campo enorme, espetacular, multicolorido. 

E se você gosta de aviões, ali pertinho tem uma área de estacionamento, ao lado da pista, ideal para passar horas vendo os grandes jatos desfilarem...pertinho, muito pertinho! A separá-los de você, apenas uma pequena grade. Sério! Um paraíso para os amantes de aviação como eu!

Tulipas a perder de vista, próximo ao aeroporto.

Além do campo de tulipas, a região tem um espetacular local para observação
de aviões! Bingo, ganhei o dia...rssss

O outro sensacional campo de tulipas que posso indicar, fora da Rota das Flores, fica próximo à cidade de Lelystad (a cerca de 60 km de Amsterdam). 

Como descobrimos? Sorte, pura sorte também! 

Enorme campo de tulipas próximo à Lelystad

Tínhamos ido à esta pequena cidade para visitar o Aviodrome, movido sempre por esta paixão pelos aviões. Trata-se de um grande museu dedicado à aviação holandesa, tendo como grande destaque a presença de um enorme Boeing 747 da KLM. Um passeio e tanto para quem gosta de aviões e também para a criançada. Há uma série de atrações para eles além, claro, dos próprios aviões.

Vá à Lelystad atrás dos lindos campos de tulipas...mas aproveite o passeio para conhecer também o Museu Aeronáutico "Aviodrome" e o navio "Batavia"

O Lalystad Batavia

Ok, mas o assunto aqui é campo de tulipas, não avião, certo? rssss....sim, certo...então vá a esta região atrás deles, pare o carro, ande entre as flores, faça dezenas de fotografias maravilhosas...sente no chão e aprecie! E aproveite que está por lá para ver os enormes moinhos de vento (a região é repleta deles, mas na sua versão moderna, diga-se de passagem)...visite o Museu Aviodrome e também o "Bataviawerf", enorme e lindo navio, digno de Piratas no Caribe!