O Dólar subiu. E agora, como fica aquela sonhada viagem internacional?

23/08/2018

A forte escalada da moeda americana nos últimos dias tem levado apreensão a muitos brasileiros que têm viagem marcada ou que estão planejando para breve férias no exterior.

Eu mesmo já começava a planejar minha viagem de 2019 e estou, nesse momento, em compasso de espera. Mas posso esperar, afinal minhas férias ainda estão distantes...mas e quem já está de malas prontas ou precisa viajar logo? 

Pois é, para esses a situação não é nada agradável!

Não tem fórmula mágica, se a situação apertou demais o seu orçamento e ultrapassou muito o que planejava gastar com o Dólar no patamar anterior, há duas saídas: ou cancelar a viagem (e isso dói) ou aceitar que sua diversão vai custar mais e enfrentar as contas na volta. Vai, claro, da capacidade que cada um tem em cumprir com esses compromissos financeiros extras. 

Se fosse eu, tentaria a todo custo manter a viagem de pé, procurando readequá-la um pouco para que os gastos, em moeda estrangeira, sejam menores do que planejados antes. 

Por exemplo, tentaria se possível mudar para um hotel um pouco mais simples e barato. Reduziria os gastos em compras e presentes (a Adri ia me matar...hehehe) e em alimentação....quem sabe reduziria alguns dias de estada...enfim, mexe um pouco aqui, ajusta um pouco ali e tudo se acerta, o importante é ir e aproveitar!

Ok, mas você fez e refez as contas, tentou reduzir os gastos mas mesmo assim segue inviável. 

Nesse caso, ao invés de logo desistir, que tal tentar substituir por uma viagem mais perto e barata? Dá para viajar ao exterior aqui do lado, com ótimas opções a disposição. Não vai dar Paris? Troque por Buenos Aires! Nova York sem chances? Que tal Santiago? E tem a Bolívia, o Uruguia e, um pouco mais distante, Colômbia, Equador...

Bom, dito isso, gostaria de enviar algumas pequenas recomendações para que uma questão como essa, da alta da moeda estrangeira, não destrua seus planos e sonhos de conhecer aquele lugar especial lá fora.

Como sempre digo aqui no blog, planejamento com antecedência é a grande sacada. E não me refiro a uma antecedência de 1, 2, 3 meses....não, falo de 10 meses, 1 ano...parece exagero, mas tem suas vantagens. 

A começar pelo fato de você encontrar, na maioria dos casos, preços mais acessíveis (lembre-se, quanto mais próximo da viagem menor a oferta de quartos de hotéis e assentos de aviões e, consequentemente, preços mais altos). Depois, se tiver condições, já lhe permite ir pagando de forma parcelada, muito antes do seu embarque...e quando chegar a viagem pronto, já está quase tudo quitado. 

Sendo "apressadinho" nos planos, você terá também uma maior gama de oportunidades (me refiro ao câmbio) para fechar a compra. Se neste mês não está legal, dá para esperar até o próximo e, quem sabe, pegar uma cotação mais atrativa. 

Outra dica que está relacionada a um planejamento antecipado, e esta dada pelos economistas, é de ir comprando Dólar (ou outra moeda estrangeira) aos poucos...um pouco a cada mês, por exemplo. Isso dilui muito a chance de você ser pego de surpresa com uma alta repentina da moeda pois, na média, você terá adquirido um valor mais em conta. Um mês em alta, outro em baixa e, no final, ficará na média. Se deixar para comprar na última hora, estará muito mais suscetível a um susto cambial como este, atual.

Há, claro, situações que não tem mesmo como evitar. Por mais que você compre a moeda antes, com uma cotação média, sempre haverá uma série de gastos que serão feitos no cartão de crédito. E aí meus amigos, lhes digo com larga experiência, é rezar muito para que esta disparada da moeda não aconteça durante sua viagem! Comigo sempre..sim, sem exageros, SEMPRE acontece isso. Saio do Brasil com o câmbio bonitinho, comportado e bingo, quando estou para voltar, vem a notícia....o Dólar disparou!!!! Meu coração, também...rssss

Pensando nisso dou aqui minha última dica. Quer evitar ser pego de surpresa com uma disparada da moeda durante sua viagem? Simples (e essa eu garanto, funciona...rs), não viaje no mesmo período que eu estiver viajando....rssssss


© 2018 Blog do RiccBison. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora