Novo trem que liga São Paulo ao aeroporto...não chega até o aeroporto!

02/04/2018

O Brasil tem mesmo muito que aprender ainda em matéria de infra-estrutura, turismo e gestão pública!

Semana passada, com grande cobertura da mídia e muito "barulho", foi finalmente inaugurada (embora ainda em fase de testes e inacabada) a linha de trem que liga a cidade de São Paulo, maior metrópole da América do Sul e uma das maiores do mundo, ao Aeroporto de Guarulhos, o mais movimentado da América do Sul.

A obra, não se nega sua enorme importância, era prevista para estrear na Copa do Mundo....e quase foi! 

Só que na Copa errada! 

Era para estar funcionando em 2014, quando os jogos foram realizados no Brasil, e está sendo inaugurada agora em 2018, ano da Copa...na Rússia.

Durante as obras

Ok, pelo menos saiu do papel e dos canteiros de obras e está aí, quase pronta para funcionar em período integral. Agora o paulistano e o turista, brasileiro e estrangeiro, têm a opção de ir da cidade ao aeroporto internacional de trem, serviço muito comum, e há muito tempo, em grande maioria dos aeroportos mundo afora. 

Mas espere um pouco...tem algo de errado nessa história!

Sim, muito errado. 

Acreditem, o trem que deveria ligar a cidade ao aeroporto...não chega até o aeroporto! 

A estação final é antes dos terminais de embarque e desembarque e o passageiro que utilizar o serviço terá de pegar um ônibus (incrível, não?), para finalmente chegar ao aeroporto. Para ir por exemplo ao novo Terminal 3, usado pela maioria das cias. aéreas estrangeiras, este trajeto entre a estação final de trem e o terminal leva cerca de meia-hora! Sim, meia-hora!!!!

Desculpe o pessimismo, mas tem coisas que só no Brasil mesmo!

A estação final, e que não fica no aeroporto...

...como pode ser visto aqui, abaixo.

Além disso, o trajeto da nova linha de trem, com pouco mais de 12km, não parte do centro de São Paulo...parte da Zona Leste somente. Quem está na Zona Sul, Norte ou Oeste, tem que se virar para chegar até a estação Engenheiro Goulart, de onde parte o comboio. Uma das opções é pegar o trem na Estação da Luz e fazer baldeação...

Ou seja, um mico total!

Junte a isso ainda a questão da segurança - algum de vocês pegaria esse trem a noite, por exemplo, cheio de malas? Eu jamais! Vai ser uma festa para a bandidagem, pode escrever...

Enfim, em minha opinião a melhor forma para chegar ao Aeroporto de Guarulhos segue sendo o carro, ônibus ou táxi, apesar do trânsito caótico da cidade! 

Vale lembrar que quase todos os grandes aeroportos espalhados pelo mundo, sobretudo na Ásia, Europa e América do Norte (e aí incluo também aeroportos de menor porte), possuem uma estação de trem NO aeroporto, e não "perto" do aeroporto. 

E este trem leva não somente à cidade, geralmente à estação central, como também para diversas outras localidades no país. Se você desembarca em Frankfurt, por exemplo, pode pegar um trem no subsolo do aeroporto para qualquer ponto da Alemanha e até países próximos...ah, mas isso já é sonhar demais para nós! Infelizmente!