Não evite a fila para embarcar (isso mesmo, NÃO evite...)

27/09/2018

A cena se repete diariamente na maioria dos aeroportos do Brasil, e do mundo. Antes mesmo do funcionária da empresa aérea chamar os passageiros para embarque pelo sistema de som, os mesmos começam a se aglomerar perto da porta...e o que se inicia como um pequeno ajuntamento de pessoas, em breve se transforma numa grande fila. 

Muitos se perguntam o motivo dessa "pressa", já que o avião não vai sair deixando para trás aqueles que estão no final da fila ou mesmo sentados nos bancos próximos. E nem a desculpa de querer pegar o "melhor lugar" vale mais, uma vez que na quase totalidade dos voos atuais os assentos já estão determinados quando se chega ao portão de embarque. Tanto faz se você vai ser o primeiro ou o último a embarcar, seu lugar vai ser o mesmo!

Hei, onde estão todos? ...

... estão aqui, na fila...rsss

Será então algo do ser humano essa necessidade de "chegar primeiro", querer ser o "líder"? Ou, vendo pelo outro lado, será que o ser humano gosta mesmo é de sofrer, preferindo ficar um tempão de pé ao invés de aguardar sentado no conforto de uma cadeira? 

Alô Freud, explica aí! rs...eu é que não vou saber responder. 

Mas mesmo na minha ignorância sobre o comportamento humano posso garantir uma coisa: se ele vê uma fila se formando é imediatamente levado pelo seu instinto a "seguir a manada" e fazer o mesmo...não é? Tem até gente que brinca que brasileiro adora uma fila...mas o alemão, espanhol, inglês, entre outros, não carregam esta fama...e também fazem o mesmo quando estão para embarcar em um avião. Será então culpa do avião? rssss

Sou capaz de apostar que até mesmo aqueles passageiros mais relaxados que olham com certa desaprovação à aglomeração de seus iguais, mantendo-se serenos e sentados no seu lugar na sala de embarque, mesmo eles têm, lá no fundo, uma vontade danada de levantar e entrar na mesma fila...rsss...mas seu auto-controle é maior e permanecem sentados até a chamada do voo, aguardando a fila diminuir para só então se dirigir ao gate. Mas eles sofreram por dentro, aposto....hehehe

E tem aqueles que gostam de ficar de pé, mesmo muito antes da chamada para o embarque, pelo simples fato do voo ser muito longo....se vai ficar 9, 10, 11 horas sentado no avião, por que então não esticar as pernas antes, na fila?  Uma boa desculpa, não?

Aliás, não sei se já repararam, mas é engraçado ver como essas filas começam. No princípio, quando todos ainda estão comportadinhos e sentados nos bancos, parece que ficam se olhando para ver quem será o primeiro a levantar. Daí, de repente, um se levanta...o outro, que estava olhando, já começa a juntar suas coisas para se levantar também...mas calma...aquele primeiro a se levantar estava apenas indo ao banheiro. Alarme falso...kkk...e eis que outro decide se levantar...dá uma voltinha pela sala, assobiando...anda para cá, desvia para lá...disfarça..e de repente, sem que os outros percebam, ele se coloca na entrada da porta, sendo oficialmente o primeiro...daí em diante, em poucos minutos, dezenas estarão atrás dele...rs

Outra cena muito comum, e engraçada. A mocinha da cia. aérea, percebendo o nascimento da fila, se apressa em informar a todos pelo sistema de som da sala que a chamada para embarque se dará apenas em 20 minutos, e que todos podem esperar sentados para seu maior conforto. E qual a reação das pessoas? O inverso do solicitado (ou sugerido)...ao invés de saírem da fila e voltarem aos seus lugares, elas permanecem firmes, de pé. E aquelas outras, que estavam sentadas, acabam levantando e aderindo à fila pelo simples fato da atendente ter falado algo no microfone....nem escutaram a mensagem...rs

Mas atenção, vou te dar agora o real motivo para você pegar esta fila. Sim, para você ficar esperando de pé o seu embarque, sem conforto algum. Se perceber que seu voo estará bem cheio, então este motivo se torna ainda mais forte! 

Vamos lá: o lado bom de ser um dos primeiros a embarcar é que assim você terá o bagageiro acima do seu assento ainda livre para guardar sua bagagem de mão, sem disputar este precioso espaço com os outros. E principalmente agora que muitas empresas passaram a cobrar pela bagagem despachada, o que fez aumentar a "demanda" pelas de mão e, por consequência, a "briga" (que muitas vezes se transforma em briga mesmo...rs) para guardar os pertences a bordo.

Os primeiros a bordo tem os bagageiros livres...

...já os últimos...

Como se vê, faz tempo que a aviação perdeu seu charme e elegância, não é mesmo? O traje mais chique, cabelo engomado, lagosta e champagne deram lugar ao chinelão, copo de água, fila e...briga por espaço!