Lindo trabalho de preservação da memória da VARIG

22/01/2018

A VARIG está guardada no coração de muitos brasileiros (e estrangeiros também), seja naqueles que tiveram o privilégio de voar com ela (sobretudo em seus anos dourados), seja naqueles que, como eu, fizeram parte do seu quadro de funcionários.

A empresa se transformou em um verdadeiro símbolo nacional, levando ao mundo todo a imagem de um Brasil cordial, eficiente e moderno. Teve em sua gente, que sempre vestiu com muito orgulho a camisa da empresa, o seu grande diferencial!

Seus profissionais altamente qualificados, nas mais diversas aéreas - engenharia, manutenção, operações, serviço de bordo, marketing, vendas, dentre muitas outras - eram respeitados em todos os lugares, assim como o era a própria VARIG. Após a falência da empresa (por motivos ainda muito obscuros, muitos deles políticos), coube a eles perpetuar sua história, das mais diversas formas.

A que contarei a seguir é apenas uma delas. E é muito especial, sem dúvidas!

Seu nome é Sergio Knoch.

Trabalhou por muitos anos na empresa, atuando, dentre outros, como Coordenador Operacional de Voo. É um dos muitos guerreiros que dedicaram sua vida à VARIG e que hoje seguem fazendo isso, mas através de um trabalho de preservação da sua história.

Desenvolve, por amor, sem qualquer interesse comercial, um lindo projeto de busca e coleção de tudo o que se possa imaginar que seja relacionado à VARIG...maquetes, propagandas, utensílios usados no serviço de bordo, uniformes, vídeos, documentos, brindes e muito, muito mais.

Abaixo, imagem de uma das muitas maquetes do acervo.
Um enorme e lindo DC-10.

Caixas de fósforos, adesivos, tapa-ouvidos, broches e muitas outras lembranças da VARIG.

Uma incrível coleção de chaveiros da empresa.

Tem de tudo mesmo....como essa coleção de bonés da VARIG

Um trabalho constante, incansável! 

E mesmo sem condições financeiras para uma obra desse porte (tenha em mente que muitos ex-variguianos, pela idade mais avançada e/ou alta qualificação acabaram não conseguindo se recolocar no mercado de trabalho, além de terem tido seus investimentos no Fundo de Pensão Aerus surrupiados), mesmo com todos esses problemas, ele tem conseguido, graças à sua perseverança e colaboração de pessoas dispostas a ajudar, ter em sua própria casa um riquíssimo acervo - um verdadeiro Museu dedicado à VARIG!

O serviço de bordo (que chegou a ser eleito o melhor do mundo em 1979) era um dos grandes destaques da VARIG. Não por menos, é um dos maiores destaques no acervo do Sergio Knoch, com incontáveis peças e utensílios de todas as épocas.

Diversos exemplares, como este, mostram a famosa porcelana que acompanhava os pratos servidos a bordo dos voos da empresa.

Por alguns anos a VARIG, sempre pioneira, fez parte da Associação Pratos da Boa Lembrança. Quem viajava na sua Primeira Classe e escolhia o cardápio do mês, levava para casa o prato pintado artesanalmente (que remetia ao prato degustado a bordo).

Se você sente saudades e gosta da VARIG, pode ajudar o Sergio neste seu trabalho.

Você tem algo guardado da empresa? Qualquer coisa....uma propaganda antiga, um pôster, uma maquete, foto, chaveiro, copo, talher, caneta...qualquer coisa mesmo! Sua ajuda será muito bem-vinda! Doe ao Sergio esse pedacinho da história da VARIG...ele vai estar muito bem guardado, junto a tantos outros, com enorme carinho.

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Sergio? Clique aqui e acesse seu blog ( clique aqui ) ou aqui para acesso ao seu Facebook ( clique aqui ). Se quiser fazer contato com ele por e-mail, o endereço é sergioknoch@bol.com.br . Se preferir por telefone, faça contato no (11) 98325-5412.

Veja também matéria publicada no Jornal Panrotas. Clique aqui

As propagandas da VARIG sempre foram muito criativas, marcando época.
Seja os anúncios impressos, seja principalmente as campanhas publicitárias no rádio e TV....quem não se lembra, por exemplo, do "Seu Cabral",
da "Estrela brasileira no céu azul...",
o "550km, 550km, pare um pouquinho, descanse um pouquinho..."?
Sem contar, claro, do jingle "VARIG, VARIG, VARIG"! O acervo do Sergio Knoch tem uma infinidade deles...é uma verdadeira viagem no túnel do tempo!

Acima. Anúncio do dia das mães:
"Homenagem da Varig a quem pilotou o primeiro aviãozinho da sua vida.

Os uniformes da empresa, como este abaixo, em detalhes,
que grita "Brasil" para o mundo ver, eram sempre muito bonitos e elegantes...
e tem alguns deles lá no acervo também!

Claro, ela tinha de estar lá também! Exemplares e mais exemplares
da saudosa Revista de Bordo Ícaro

Mapas de rotas antigos....tempos em que a VARIG dominava os céus
ligando o Brasil ao mundo!

Há também, muito bem conservados, uma série de kits de amenidades (nécessaires) que eram oferecidos aos seus passageiros
de Primeira Classe, Executiva e até Econômica.

Quem daí se lembra dessa histórica coleção de cardápios, que trazia a cada mês uma ave diferente da fauna brasileira? A VARIG sempre fazia questão de associar seu produto à imagens brasileiras, promovendo o país no mundo todo.

E se passar mal a bordo, utilize um desses para o seu conforto...rsss...
tem lá no museu também, claro.

Os cartões com instruções de segurança...são muitos disponíveis no acervo,
como este, do icônico Electra.

O que você puder imaginar da VARIG tem lá...é mesmo impressionante....colete salva-vidas, bilhetes de passagem, cartões de embarque, caixinha de fósforos...
e muito, muito, muito mais!