Isso é um avião ou um circo?

22/06/2018

Meu interesse (e paixão) pela aviação vem desde muito cedo, ainda criança. Anos e anos de estudos e, mais tarde, de participação direta neste mundo mágico, atuando de 1994 a 2006 na área comercial e de marketing da saudosa VARIG, me deram certamente uma ótima bagagem nesta área. Tanto que quando deixei a "pioneira" montei meu próprio negócio, a Mailnews, dedicado ao e-mail marketing com foco no turismo e, principalmente, na aviação.

Posso dizer portanto que sou um pouco do ramo...rssss....e assim sendo, tem uma coisa que me deixa bastante irritado. É esta mania mais recente de ver comissários de bordo atuando como se fossem palhaços a alegrar a platéia.

Quem costuma acessar o Facebook certamente já se deparou com alguma dessas cenas gravadas por passageiros, onde comissários fazem gracinhas durante apresentação dos procedimentos de segurança, antes da decolagem. Muitas delas, exageradas demais!

Não acho legal não!

Clique aqui e assista....é questão de gosto, claro,
mas para mim é muito fora do contexto.

O comissário tem um papel muito importante dentro da cabine, principalmente de zelar pela segurança dos passageiros. Claro que não precisa ficar de cara amarrada, sério demais, não é esse o ponto. Mas deve, a meu ver, transmitir uma imagem mais austera, sobretudo nas fases de voo em que tratam da segurança. O segredo está em fazer isso com charme, simpatia e elegância, o que é algo raro de se encontrar nos dias atuais. As tripulações de empresas do oriente são aquelas que mais se destacam nesta área, diga-se de passagem.

Charme, simpatia e elegância...sem exageros! Empresas asiáticas, como a Thai, da Tailândia, ainda sabem trabalhar assim.

Não sendo ranzinza demais...rsss....mas o mesmo se aplica, em minha opinião, aos vídeos de segurança exibidos em aeronaves que tenham sistema de vídeo disponível. A moda atual, e tem muita Cia. Aérea que investe alto nisso, é apresentar peças engraçadinhas, cheias de efeitos. 

Algumas são até bem boladas, criativas, e cumprem bem seu papel de atrair a atenção dos passageiros, mas a maioria é um total nonsense. Usam e abusam da comédia, "perdem a mão" e acabam tirando demais o foco do que deveria ser o principal, os procedimentos a serem adotados e seguidos em casos de emergência. 

Volto a repetir, tem faltado bom-senso e sobretudo charme e elegância!

Clique aqui e assista este vídeo de segurança exibido pela Delta....
tire suas conclusões...

E por falar em elegância, outra bola fora são essas empresas aéreas que transformam alguns de seus aviões em verdadeiros circos.

Até entendo, e apoio, ações de marketing que apliquem ao exterior de alguns aviões imagens promocionais, seja lá do que for. Mesmo que seja para promover personagens infantis, como os simpáticos amiguinhos da Disney, a Hello Kity, o Bob Esponja, Toy Story, Smurfs, entre tantos outros que já apareceram decorando o exterior de aviões no mundo todo.

O problema é quando essas empresas levam para dentro do avião este clima de festa que enfeita o lado externo. Aí a coisa fica brega demais, me desculpem!

A Eva Air, por exemplo, empresa aérea de Taiwan, se notabilizou recentemente na promoção da Hello Kity. Alguns de seus aviões trazem imagens da personagem na fuselagem e certamente isso faz com que chamem a atenção dos passageiros e visitantes dos aeroportos. Ponto positivo!

Mas aí você embarca em um desses voos (e cabe informar, esses aviões "especiais" não são destacados para voos igualmente especiais, não, eles operam dentro da malha de rotas regular da empresa) e se depara com o interior todo decorado de rosa e cheio de gatinhas por todos os lados. Os comissários vestem uniformes que remetem à personagem e até a bandeja de refeições, e a própria refeição, faz alusão a ela.

É um tal de manteiga em forma de gatinha, batata em forma de gatinha, carne em forme de gatinha....até o porta-copos usado para servir o champanhe na Executiva tem formato da Hello Kitty...meu Deus! 

Toten de auto-atendimento no aeroporto....
comissárias e refeições a bordo...menu, porta-copos, guardanapos,
saquinho de amendoim...tudo da Hello Kitty. Too much!

Fico imaginando o passageiro viajando a negócios nesta classe e tendo de se deparar com esse monte de gatinhas em todo lugar, o tempo todo durante seu voo. Não, não combina! E olha que essa é uma empresa que opera rotas de alta demanda de passageiros corporativos....vai entender.

Outro exemplo, esse ainda mais bizarro, é da empresa China Eastern Airlines. Seu avião "especial" do Toy Story é um verdadeiro festival de cores e mal-gosto na decoração interna. Sério, parece que você está dentro de um brinquedo da Disney, e não em um avião...rss...a empresa aplicou imagens do personagem em absolutamente todos os cantos, desde o pano que cobre o apoio de cabeça dos assentos até as mesinhas retráteis dos mesmos, usadas para o serviço de bordo. Até a lateral dos bagageiros e o teto da cabine está assim, maravilhoso para a criançada, mas brega demais e fora do contexto para os passageiros adultos. Deve dar dor de cabeça passar mais de uma hora voando neste avião! E olha que a decoração especial está lá, presente até na Classe Executiva! Tem coisa mais sem sentido?

Esse monte de personagens infantis e cores não combina muito com o ambiente de uma Classe Executiva, certo? Nem a comissária com chapeuzinho da Minie.
Mas para a China Estern, combina.

Tudo é questão de gosto, claro, e vai ter gente que provavelmente não concordará comigo..tem muito passageiro, até, que gosta desses "excentricidades", não duvido. Mas se formos pela maioria, a história é outra, com toda certeza! 

A intenção destas ações pode ser boa, mas muitas passam dos limites do bom-senso. Outras, porém, conseguem acertar.

A ANA (All Nippon Airways) é um exemplo disso. Alguns dos seus aviões foram tematizados com a saga Guerra nas Estrelas (veja foto mais abaixo). 

Os aviões chamam a atenção por onde passam...mas na cabine, lá dentro, a empresa mantém o padrão de decoração de toda sua frota, em tons mais sóbrios e ambiente que traduz calma. Mesmo embarcando em um desses seus aviões, você nunca terá seu jantar servido pelo Capitão Spock, garanto...rsss