Europa. Quando ir?

11/01/2018

Recebo regularmente questionamentos sobre a melhor época para visitar a Europa. Então vamos lá, seguem algumas dicas e opiniões a respeito.

De uma maneira geral, a Europa vale muito a pena em qualquer época do ano. Surgiu uma oportunidade de viajar para lá? Vá! Seja no verão, inverno, outono ou inverno...vá!

Tem opção de escolher o período?  Então melhor, claro! Assim você poderá planejar o roteiro de acordo com suas preferências e encontrar a melhor época para viajar. 

Há diversos fatores que devem ser levados em conta na hora de programar seu roteiro...gosta de cidade grande ou prefere lugares mais tranquilos? Prefere os pontos turísticos mais famosos ou as atrações mais escondidas? Gosta de muvuca ou se sente melhor em lugares com pouco turista? Praia ou montanha? E o mais importante: frio ou calor?

Calor? Vá no verão, claro! Claro? Não sei não....

Sim, no verão faz calor na maioria dos países da Europa, e em muitos deles não é só calor, é MUITO, MUITO calor! Já experimentou visitar Roma em julho? Até brasileiro, acostumado ao calor dos trópicos, sofre! Então cuidado, a não ser que você seja daqueles que ama esse clima e não se importa em suar as pencas, pense duas vezes! Aliás, pense três! Leve em conta que o verão é período das férias escolares na Europa e tudo fica muito mais cheio....estradas, aeroportos, restaurantes, atrações turísticas, hotéis...e, por ser período de pico, tudo é mais caro.

Minha dica para a Europa no verão é...praia! Já que gosta de calor, melhor passar calor na praia podendo se refrescar no mar ou na piscina, do que derreter com o calor do asfalto das grandes cidades. E a Europa, ao contrário do que muitos pensam, tem muita praia boa! 

Sugestões? muitas....Sardenha, uma pérola do Mediterrâneo, um paraíso de águas incrivelmente transparentes...recomendo o norte da ilha, região de Palau (não esqueça de visitar a Ilha la Madallena), ou o Golfo di Orosei. Outra sugestão? essa é mais óbvia....Costa Amalfitana! Linda....mas tem mais, muito mais....Ibiza, Maiorca, Menorca, Algarve, Dubrovnik, Cote d´azur, Córsega....e tem ainda Turquia, Grécia (e suas ilhas)...Malta....uma infinidade de lugares especiais. 

Fuja do calor infernal das grandes cidades no verão....
se refresque nas fontes...ou aproveite a praia. Sugiro a praia!

As praias da Sardenha são um destino ainda pouco conhecido pelos brasileiros. Mas vá, são incríveis!

A Grécia é sinônimo de praias paradisíacas.

Mar e história, lado a lado em Dubrovnik, Croácia.

Para quem gosta de agito e diversão com praia bonita, Ibiza é uma boa pedida.

Antes de seguir, abro um parêntesis: apesar de lindas, muitas das praias europeias não são de areia, e sim de pedrinhas bem pequenas...leve uma sandália daquelas com solado especial.

Não gosta de calor mas só tem o período do verão para ir à Europa? Calma, calma, tem suas opções também...rssss....basta pesquisar destinos mais para o norte da Europa (que tal Escandinávia ou Reino Unido?), onde o clima costuma ser um pouco mais ameno. Montanha? pode até ser, mas tenha em mente que no verão até a região dos Alpes pode ser bem quente.

Vamos agora ao extremo oposto. Gosta de frio, muito frio? Inverno, certamente! 

Mas tem suas pegadinhas também: não é sempre e em todo lugar que tem neve, ok? E se tiver, lembre-se, com neve você fica mais "preso" ao local. Os deslocamentos são mais difíceis, seja a pé como também de carro e outros meios de transporte....o ideal, neste caso, é pegar um hotel bom, com estrutura para lhe oferecer entretenimento tanto interno (piscina aquecida, sauna, spa, sala de jogos, salão com lareira, etc) quanto externo (se ficar próximo à uma estação de esqui, melhor né?). 

Cuidados...os deslocamentos no inverno são costumeiramente muito complicados. Prefira se estabelecer em um local fixo, de preferência um hotel
com muitas opções de entretenimento.

Inverno combina com montanha, então os Alpes (e Dolomites) são a melhor escolha. São inúmeras as opções de estações de esqui....Alpe d´Huez, Val Thorens, La Plagne, Mont Blanc (França); Kitzbühel (Áustria); Gstaad, St.Moritz, Interlaken/Grindelwald, Zermatt, Davos e Adelboden (Suíça) ; Cortina D´Ampezzo, Madona di Campiglio, Sestriere e Cervina (Itália); Baqueira Beret (Espanha)...

E cá para nós, a paisagem toda branquinha é de cair o queixo, não é não? Todo mundo deveria ter a oportunidade de vivenciar isso ao menos uma vez na vida!

O que não falta são ótimas opções de estações de esqui.

Paisagens incríveis como esta, em Grindelwald (Suíça), são o destaque do inverno. Aliás, quem acompanha este meu blog já deve ter percebido que sou meio puxa-saco de Grindelwald...rsss...e sou mesmo...kkkk

Mas inverno na Europa não é sinônimo apenas de montanha. Tem muita cidade que fica mais atraente nesta época do ano e, ainda mais, no período do Natal. Se puder, não deixe de visitar cidades famosas por suas feiras de Natal, como Nurenberg e Dresden (Alemanha), Salzburg (Áustria), Estrasburgo (França), Bruxelas e Antuérpia (Bélgica), Estocolomo (Suécia) e Copenhagen (Dinamarca).

Os incríveis mercados de Natal da Alemanha

Chegamos agora ao ponto que eu mais desejava....rsss....a minha preferência! o outono e a primavera! 

Aceite minha sugestão, se puder escolher, visite a Europa nesta época!

Por que? 

Porque estas estações são ótimas para qualquer tipo de viagem....cidade, campo, montanha...e até praia (se pegar o começo do outono ou o final da primavera)! A Europa fica mais, digamos assim, "poética" nesses meses.

O clima é ameno e com mais possibilidades de tempo bonito....não é período de férias, então os destinos estão mais vazios e os deslocamentos são mais fáceis...os preços caem...e, principalmente, é lindo demais apreciar a natureza coberta por tons de amarelo, vermelho e marrom no outono, e toda florida na primavera. E se der sorte, pode até pegar neve nas regiões mais altas dos Alpes (já pequei neve caindo forte em Gstaad, na Suíça, em outubro). 

A Europa fica ainda mais bonita com as cores do outono e da primavera 
(foto do autor aqui, em Füssen, Alemanha)

"Paisagens de quebra-cabeça" com o tempo bonito e clima ameno do outono e da primavera (foto do autor).

Folhas ao chão, é outono! Passeio na região de Berchtesgaden, Alemanha
(foto do autor)

Nosso pequeno Henry adorou os passeios que fizemos na região de Garmisch Partenkirche (Alemanha), com os campos todos floridos (Foto do autor)

Minha mãe, feliz da vida, posando para uma linda foto no campo de flores Schermoos, região de Merano/Itália (foto do autor)

Parece jardim "plantado", mas é "mato" mesmo...rsss....flores por todo lado...Alpe di Siusi, região dos Dolomites/Itália. Ah a primavera! (foto do autor)

Cidades grandes que combinam com o outono? Paris...Londres...Zurique... Cidades grandes que combinam com a primavera? Amsterdã, Roma, Bruxelas, Lisboa... Mas é questão de gosto, claro.

Paris fica ainda mais charmosa no outuno (foto do autor)

Mas quer saber? O que combina mesmo com essas duas estações são os pequenos e típicos vilarejos alpinos e os campos do interior....as infindáveis plantações de flores que transformam a Holanda, nesta época, um um enorme jardim (não deixe de visitar o parque de Keukenhof)....a Provence e seus maravilhosos campos de lavanda (o período ideal, neste caso, é o final da primavera e começo do verão) ...a Toscana e suas paisagens únicas...a incrível e mágica Floresta Azul em Hallerbos, na Bélgica...e os cenários floridos das montanhas, que são um convite irresistível a deliciosos passeios a pé.

Aliás, vai aqui outra dica: aproveite o tempo bom, as flores (ou aqueles tons únicos do outono), para bater perna...entre nas trilhas (todas muito bem sinalizadas) e simplesmente desfrute de momentos únicos de paz e apreciação. Imagine-se caminhando nesses bosques floridos, ao som do canto dos pássaros e dos riachos...imaginou? Esqueça, sua imaginação jamais competirá com a realidade de vivenciar isso...então comece a planejar sua viagem, você merece!

Campo florido na região dos Dolomites (foto do autor) 

A Holanda fica toda assim na primavera!

A mágica e impressionante Floresta Azul, na Bélgica