Estradas panorâmicas

17/09/2018

Sempre que viajo por um tempo mais longo gosto de conhecer ou rever diversos lugares diferentes, não concentrando as férias em um único destino. E para atender essa minha "demanda" nada melhor do que alugar um carro!

O carro te dá uma incrível liberdade de exploração, flexibilidade para adaptar seu roteiro e, desde que não seja usado em excesso, pode ser um ótimo e confortável companheiro de viagem. Sem contar que muitas vezes o deslocamento de um ponto a outro pode lhe reservar vistas maravilhosas.

E tem ainda aquelas estradas, panorâmicas, que são muito mais do que um simples meio para se chegar do ponto A ao ponto B, e acabam sendo muitas vezes até o motivo da própria viagem. A famosa Route 66, nos Estados Unidos, é um ótimo exemplo disso.

E outras, menos famosas mas nem assim menos atraentes, acabam entrando no roteiro como mais um passeio no destino.

Hoje gostaria de falar de uma dessas rotas que PRECISAM ser feitas uma vez na vida. Recomendo MUITO!

Fica na Itália, na região montanhosa dos Dolomites. Muito famosa entre os europeus, sobretudo entre os motociclistas e ciclistas, essa rota rende um maravilhoso passeio que pode ser feito tranquilamente em um único dia (mas claro, se tiver mais tempo fique 2 dias...3, 4, 5, 6...eternamente....rs)

Mas atenção, se você é do tipo que enjoa com muitas curvas, esqueça, este passeio não foi feito para você....rsss. Isso porque o caminho passa por diversos passos, que são estradas estreitas, cheias de curvas, usadas para atravessar um grupo alto de montanhas.

É um tal de sobe e desce, vira prá cá, vira prá lá sem fim....mas calma, não desista, as paisagens valem (e muito) o sacrifício. E você pode ir parando durante o trajeto, seja para tirar fotos, esticar as pernas, comer algo ou até mesmo fazer um passeio de bondinho até um pico nevado.

A rota que recomendo, para ser feita em um dia, começa pela pequena cidade de Ortisei. Sugiro uma parada já logo nesse primeiro ponto do passeio. Pegue o bondinho e suba o morro para Alpe di Siusi (já falei sobre esse lugar mágico aqui no blog, clique aqui). Não vai dar tempo de explorar o lugar, mas a vista que terá lá de cima já será suficiente para encher sua alma de alegria. Sente lá por meia hora, absorva aquele presente da natureza e volte a Ortisei.

Meus pais apreciando a paisagem no alto de Alpe di Siusi.
O difícil é querer sair de lá....é uma paz indescritível!

De lá são só mais alguns poucos quilômetros até Selva di Val Gardena, outro encanto de lugar. Recomendo, lá, que procure por um vale chamado "Vallunga" (é fácil de chegar), lugar ideal para uma deliciosa caminhada. Se der sorte topará com vaquinhas e seus sinos, que ecoam no vale, além de belos cavalos pastando tranquilamente neste pedacinho do paraíso. Ande até a minúscula e charmosa igrejinha, sente no gramado ao sol, relaxe ao som do riachinho...delícia demais!

Vallunga, valezinho encantado em Selva di Val Gardena

Sem perder muito tempo volte ao carro e suba o primeiro dos passos do dia, o Passo Sella. Em poucos quilômetros você chegará a uma bifurcacão, vire à esquerda e pegue o Passo Gardena (como este passeio faz um circuito, tanto faz se você seguir primeiro à esquerda ou seguir reto...você sempre acabará indo por um lado e voltando pelo outro). Durante a subida, se der tempo, pare para tomar um sorvete com mirtilo no Chelet Gerard (hotel e restaurante), com uma vista impressionante!

Vista do Restaurante Gerard

Continue subindo e pare no topo do passo, onde a subida termina e começa a fase de descida em direção ao próximo vale. Caminhe um pouco pelo local, em meio à essa exuberante obra da natureza. Os paredões à sua volta impressionam...muito!

No alto do Passo Gardena

Ao final do Passo Gardena você chegará à cidade de Corvara onde, talvez, você possa almoçar. Mas certifique-se de que não está viajando em período fora da estação, pois correrá o risco de encontrar uma cidade fantasma. Sendo verão ou inverno, sem erro...primavera ou outono, melhor se informar antes, ou optar por outro lugar no meio do percurso para almoçar.

Quando fomos, meio fora da estação, fizemos um ótimo almoço no pequeno Ristorante Bar Mesoles, à beira da estrada e de um lindo campo com pinheiros e paredões rochosos ao fundo (fica na pequena vila de Colfosco, bem pertinho de Corvara).

Dali siga por uma estrada mais plana até Arabba e depois Canazei. Suba o próximo passo, o Pordói.

Uma dezena de curvas depois, você chegará ao topo, local de nova parada recomendada. Se o tempo estiver bom (e tiver coragem), compre o bilhete e suba o bondinho que fica ali logo em frente. Digo "tiver coragem" porque, embora seguro, claro, o bondinho faz uma subida meio assustadora, muito íngreme (pouco recomendada a quem tem medo de altura....rs). Mas novamente, vale muito a pena. A vista lá de cima, a 2.950m, é de tirar o fôlego!

De volta ao carro, hora de descer o Passo Pordói em direção ao Passo Sella, e Selva Gardena. Esse trecho, assim como os demais, possui também diversos pontos de observação (belvederes). Pare em tantos quantos puder e se depare com cenários majestosos!

O que não faltam são belvederes para você parar...e apreciar!

Na descida em direção à Selva Gardena sugiro uma última parada, junto ao imponente Monte Sassolungo, onde encontrará estrutura para beber algo, comer um bolo e caminhar mais um pouco. Se quiser, tem também um teleférico no local.

E se a essa hora já estiver perto do por do sol, retorne alguns quilômetros até o restaurante Gerard e aprecie os paredões com as cores do crepúsculo. É de arrepiar!

Siga então de volta ao vale em direção à Selva Gardena e Ortisei, ótimo lugar para jantar e fechar com chave de ouro esse passeio que ficará para sempre guardado na sua memória!

© 2018 Blog do RiccBison. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora