As saudosas propagandas da VARIG

30/01/2018

"A minha vida é uma viagem, muitas coisas eu vi...o céu que hoje é azul, quando eu conheci, era preto e branco! os quilômetros eram mais longos...engraçado, encolheram! O que antes era lá, agora é logo ali. Muita gente viajou comigo...de pessoas, milhões...de alegrias, de esperanças, sonhos...bilhões, pode escrever! 

Eu enchi muito álbum de saudade, e o que não foi registrado no papel, ficou impresso na alma! E por onde andei, fui tão longe que vi o horizonte encurvar...e voltei..e fui..e voltei..e fui de novo. Ouvi obrigado em diversos idiomas, alguns estranhos...e agradeci, sabe-se lá com que sotaque! 

Essa viagem é longa, e requer cuidado. Não é para iniciantes...viajo bem acompanhado. Me guiam radares e olhos atentos...me ninam, sorrisos. 

E quantos braços abertos me esperam, bem ali, atrás da porta? E quantos mais me esperarão? Daqui de cima, já posso ouvir corações acelerados. Vejo nuvens, nuvens que furo e deixo prá trás! 

No ir e vir dos laptops, na velocidade dos minutos apressados...nos fusos de cabeça para baixo.

Não dizem que o céu não tem fim?

Te afirmo. Não tem!

Uma das mais lindas peças publicitárias já produzidas pela VARIG,
em comemoração aos 78 anos da Empresa.
Não sei em vocês, mas em mim dá um nó na garganta...
"não dizem que o céu não tem fim? te afirmo, não tem!"

Clique aqui e assista
(aumente o volume, gravação em volume baixo)

A VARIG foi um símbolo de qualidade e eficiência operacional, deixando saudades no coração de muita gente. Mas não é só do serviço de bordo esmerado, da elegância de seus tripulantes e da roda-dos-ventos na cauda dos seus aviões que sentimos falta...de suas campanhas publicitárias também!

A VARIG marcou época ao produzir peças que entraram para a história da propaganda brasileira e este post tem como objetivo resgatar algumas delas (nesta edição, falaremos sobre as peças publicitárias para a TV...em breve publicaremos uma falando das propagandas impressas). 

A começar pelo inesquecível jingle, "VARIG, VARIG, VARIG", que sempre marcava o final das propagandas da empresa (chegou inclusive a ser homenageado e reproduzido em uma aeronave Boeing 737-700NG, conforme pode ser visto na imagem abaixo).

"Estrela brasileira no céu azul. Iluminando de norte a sul. Mensagem de amor e paz. Nasceu Jesus. Chegou o natal. Papai Noel voando a jato pelo céu. Trazendo um natal de felicidade. E um ano novo cheio de prosperidade. Varig, Varig, Varig."

Se você viveu nos anos 60, 70, 80, 90 e 2000 provavelmente já escutou essa música na época do natal. O jingle foi criado em 1963 pelo paulistano Caetano Zamma, um dos integrantes do grupo paulista de Bossa Nova, ao lado de Johnny Alf, Agostinho dos Santos e Maysa. Ele compôs cerca de 150 músicas, mas o jingle de natal da Varig é a sua canção mais conhecida. Ela foi gravada originalmente por Clélia Simone. Durante os anos a letra foi modificada, na letra original o verso "estrela das Américas" foi trocado para "estrela brasileira".

Clique aqui e assista uma das versões mais antigas

Xuxa, no auge da fama, chegou a estrelar a propaganda de Natal da Empresa, cantando "Estrela Brasileira".

Clique aqui e veja a versão com a Xuxa. 

Clique aqui e assista mais uma linda versão
de "Estrela Brasileira", com crianças
representando regiões brasileiras.

E abaixo, mais uma versão...clique aqui

...e mais uma...a cada ano era aquela expectativa, como será o comercial de Natal da VARIG desse ano?
Clique aqui e assista mais este.

Foi na década de 50 que as propagandas da VARIG se tornaram mais frequentes e ganharam mais visibilidade. Foi nessa década que a VARIG passou de uma regional do Rio Grande do Sul para uma companhia de porte nacional com voos internacionais para Montevidéu, Buenos Aires e Nova York -com a entrada do Lockheed Super G Constellation, em 1955, a VARIG lançou vários anúncios exaltando as qualidades da aeronave e o serviço de bordo 5 estrelas. 

Na década de 60 foi uma época de ouro para o marketing da VARIG. 

Sua propagandas na televisão ficaram conhecidas em todo o Brasil e a companhia abusava dos jingles como o de natal, "Seu Cabral", "Urashima Tarô" e outros. 

Os comerciais de TV da VARIG ficaram muito famosos entre as crianças por serem feitos em desenhos animados. A grande "arrancada" do marketing da VARIG está relacionado ao seu exponencial crescimento na década de 60, quando passou a voar para mais de 90 destinos nacionais, para quase toda a América do Sul, México, Miami, Los Angeles, Europa, Oriente Médio e Japão. 

Com o fim da Panair do Brasil, a VARIG assumiu as suas rotas para a Europa. Inicialmente, as aeronave não tinham autonomia suficiente para realizar voos como Rio - Paris, Rio - Londres ou Rio - Frankfurt. Sendo assim a maioria dos voos para Europa fazia escala em Lisboa. Para divulgar os seus vôos para Lisboa, a VARIG encomendou um jingle para o compositor Arquimedes Messina. Chamada de "Seu Cabral", a música faz alusão ao descobrimento do Brasil e contou com a voz da cantora portuguesa Hilda de Castro, que estava em turnê pelo Brasil. O jingle foi lançado em outubro de 1967 no rádio e logo depois ganhou uma versão para TV, em 1969. A música fez tanto sucesso que no ano seguinte virou marchinha de Carnaval.

Clique aqui e assista ao comercial "Seu Cabral"

Com o lançamento da rota para o Japão e animada com o sucesso do "Seu Cabral", a VARIG encomendou a Messina um jingle para divulgar o voo Rio-Tóquio. Aproveitando a famosa lenda japonesa surgiu a música "Urashima Taro" cantada pela apresentadora Rosa Miyake. Rosa gravou uma versão em português e uma em japonês. 

Inicialmente o jingle foi lançado no rádio, em 1968, depois em filme e finalmente em comercial de TV. Como aconteceu com "Seu Cabral", "Urashima Taro" também se tornou marchinha de Carnaval no ano seguinte. 

A lenda de Urashima Taro conta a história de um pescador japonês que salvou uma tartaruga que estava sendo maltratada na praia. No dia seguinte, uma grande tartaruga se aproximou dele e lhe disse que a pequena tartaruga que ele salvara era a filha do Imperador do Mar. Como forma de agradecimento, ela permitiu que ele subisse em suas costas e o levou para um passeio no mar. Lá o pescador encontrou o imperador e sua filha, que agora era uma linda princesa. Urashima Taro ficou palácio. Embora feliz, ele começou a sentir saudades de sua terra natal e de seus parentes, e pediu para voltar. Porém ao partir, recebeu da princesa uma arca, com a promessa de só abrir quando ficasse bem velho. Ao chegar em sua cidade Taro descobriu que haviam se passado trezentos anos desde o dia em que havia ido ao fundo do mar. Tomado de grande tristeza, acabou abrindo a arca. Seu corpo tornou-se velho e enrugado, nasceu-lhe uma longa barba branca e suas costas curvaram-se com o peso de tantos anos. Do mar veio a voz da princesa e lhe disse que na arca estavam todos os seus anos.

Clique aqui e assista ao comercial "Urashima Tarô " 

No final dos anos 60 e durante os anos 70, o personagem mais famoso da VARIG foi o "Tucano". O personagem havia sido criado em 1953 por Francesc Petit para um cartaz da VARIG. A empresa trouxe de volta o personagem agora para passear pelo Brasil e incentivar o turismo doméstico. 

Clique aqui e assista algumas das peças produzidas na campanha "Tucano" (neste caso, promovendo a Bahia)...
clique aqui e veja destino Rio Grande do Sul...
clique aqui
e veja destino Rio de Janeiro

Nos anos seguintes as campanhas memoráveis continuaram se sucedendo, acompanhando o crescimento e a "internacionalização" da VARIG. Foram inúmeras as peças publicitárias (na TV, rádio e mídia impressa) que fizeram enorme sucesso. Reproduzo, a seguir, alguns exemplos...tenho certeza de que você vai se lembrar e identificar com alguma (ou algumas delas)...e a saudade vai bater forte!

Fonte de pesquisa: site https://www.varig-airlines.com/pt/


"560 km, 560 km...pare um pouquinho,
descanse um pouquinho...560 km"
 

Quem não se lembra dessa divertida propaganda, onde a VARIG divulgava seus voos diretos, brincando com as escalas
dos voos dos concorrentes? 

Ficou com saudades? Clique aqui e assista 

Abaixo.
Propaganda "Asas VARIG", na voz de Milton Nascimento.
Para muitos, a mais bela propaganda já feita por uma cia. aérea.

Clique aqui e assista 

Abaixo, propaganda anunciando a união da
VARIG, Rio-Sul e Nordeste. Assista clicando aqui

Abaixo, propaganda pelos 75 anos da VARIG.
Clique aqui e confira peça 1, clique aqui e confira peça 2

Abaixo
propaganda veiculada em 1997, quando a VARIG comemorou 70 anos.

Clique aqui e assista

Abaixo, a propaganda dos 60 anos da VARIG, em 1987.
Clique aqui e assista

Abaixo, outra bela peça publicitária da empresa, com mensagem ecológica. Clique aqui e confira mais este vídeo

Abaixo, duas peças vulgando a excelência
do treinamento dos profissionais da VARIG.

Clique aqui e assista vídeo 1. Clique aqui e assista o vídeo 2

Abaixo.
Propaganda de 1990 exaltando a qualidade do serviço de bordo
da Classe Executiva da VARIG.  

Clique aqui e assista
(aumente o volume, gravação está em volume bem baixo)

Abaixo, outra propaganda que marcou época, falando da qualidade do serviço de bordo da VARIG, clique aqui e reveja

A empresa produziu também uma peça para divulgar seu mundialmente reconhecido Centro de Manutenção.
Clique aqui e assista

Abaixo, a VARIG no mundo. Não por acaso, a empresa era conhecida como uma Embaixada Brasileira no exterior. Clique aqui e veja

Abaixo.
Comercial de 1996, apresentando a
mudança da identidade visual da empresa.

Clique aqui e assista 

Abaixo.
Propaganda "Sonho de Voar", de 2006. 

Clique aqui e assista 

Veja abaixo. Comercial da Classe Executiva....
como sempre, muito criativo.
Clique aqui e veja

Abaixo, propaganda promovendo um dos destinos internacionais da empresa, a Itália. Música boa, que pega fácil...clique aqui e assista

Abaixo, mais uma bela peça promocional de um destino internacional - desta vez, Alemanha. Clique aqui e assista

Propaganda "Rever Portugal", clique aqui e confira 

Para anunciar novas tarifas promocionais, que competiam inclusive com as tarifas de ônibus, a VARIG lançou esta campanha, veja aqui

Veja abaixo propaganda dos anos 50, quando a VARIG foi mais uma vez pioneira ao trazer o jato ao Brasil (aviões Caravelle)

Clique aqui e assista