A encantada Floresta Azul de Hallerbos

23/01/2018

Não sei vocês, mas eu, quando criança, adorava ouvir estórias e contos que se passavam em florestas...quem nunca imaginou a floresta do lobo mau e da Chapeuzinho Vermelho? Ou então os bosques das fadas e duendes...os cavaleiros e as princesas...os Smurfs, porque não...rssss

E na minha imaginação, essas florestas encantadas eram fechadas, com árvores altas, flores e pouca luz...sombrias eu diria...com poucos raios de sol passando entre os troncos...névoa....ah, a imaginação vai longe, não é?

Pois saiba que existe uma floresta que é assim, exatamente como na minha imaginação de criança...e talvez na sua também! Sim, ela existe...e fica na Bélgica.

Seu nome: Hallerbos!

Está localizada nas proximidades de Bruxelas, no município de Halle (cerca de 22km). Embora ainda pouco conhecida pelos brasileiros, a floresta de Hallerbos encanta a um numero cada vez maior de pessoas do mundo todo...seja aqueles que a veem por foto, seja principalmente aqueles que a visitam pessoalmente.

Mas o que essa floresta tem de tão especial que a torna mágica, misteriosa?

Durante a maior parte do ano ela nada mais é que um "simples" bosque muito bonito, igual a tantos outros que existem mundo afora. Mas que fique o registro, mesmo no verão, inverno ou outono, ela vale uma visita! Mas não é o seu ponto alto...

Hallerbos é linda o ano todo, seja no Verão, Outono ou Inverno...

...mas seu apogeu é mesmo na primavera, em meados de abril, começo de maio.

Sua grande fase, quando atrai a atenção do mundo, acontece sempre na primavera, mais especificamente em meados de abril e começo de maio. 

Nestes poucos dias do ano sua área com cerca de 1300 hectares se transforma...e a Floresta de Hallerbos faz valer o seu apelido: "Floresta Azul". 

O chão fica todo coberto por milhões de flores nas tonalidades azul e violeta (as "bluebells"), fazendo com que se transforme em um enorme tapete natural! Uma coisa surreal, que enlouquece seus visitantes e traz, sempre, muitos fotógrafos ávidos por imagens perfeitas.

E tudo fica ainda mais bonito e misterioso com suas árvores altas e compridas, cujas copas permitem a entrada de apenas alguns raios de sol...é um verdadeiro show de contrastes....a escuridão das sombras, os raios do sol...o escuro dos troncos, o violeta e azul das flores.

Mas e quando não há sol, o ambiente fica menos "encantado"? 

Pelo contrário...devido às condições atmosféricas da região, muitas vezes a Floresta Azul é envolta por uma forte neblina, o que torna o lugar ainda mais misterioso e "fantasmagórico", e dependendo do gosto de cada um, ainda mais encantador!

O local é hoje um parque público, com uma boa infra-estrutura, sobretudo de trilhas (para todos os tipos de condicionamento físico). Sugiro acessar o site, muito bem estruturado, para pegar mais informações a respeito. Clique aqui e confira.

Portanto fica a dica....vai à Europa entre abril e maio? Estará na Bélgica ou países próximos (a Holanda, por exemplo, é ali do lado) ? Então não perca a oportunidade, estique ou mude um pouco seu roteiro..e vá viver um dia de conto de fadas na Floresta Azul de Hallerbos!